You are here

Voto de Louvor a Laura Matos Viola

Voto de Louvor 

A CDU propõe a esta Assembleia Municipal, a atribuição de um Voto Público de Louvor a Laura Matos Viola, natural e residente em Valado dos Frades, como forma de reconhecer o mérito e as qualidades artísticas desta jovem munícipe que tem levado o nome da sua vila e do concelho da Nazaré aos mais famosos palcos de dança nacionais e internacionais, numa área que desenvolve já com grande mestria, bem patente na sua última participação internacional, pese embora a sua juventude.

Aos 10 anos dançou num dos teatros mais prestigiados do mundo na área do ballet, em Nova Iorque, recebendo críticas de excelência por parte da imprensa americana da especialidade.

Agora, com apenas 13 anos, conta já com participações em prestigiados teatros em Bruxelas, Paris, Nova Iorque, entre outros, e tem sido premiada em concursos internacionais desde a idade de 10 anos. Ainda no último mês de Dezembro, foi convidada pelo Instituto Camões e pela Embaixada de Portugal a fazer parte do elenco de um bailado em Florença, na Itália.

No ano em curso, a Laura Matos Viola foi seleccionada para representar Portugal nas finais mundiais do Dance World Cup 2017, as quais tiveram lugar em Offenburg, Alemanha, de 23/06/2017 a 02/07/2017.

Além de renovar a medalha de ouro obtida no ano de 2016 nesta competição, como melhor solista estilo clássico na sua categoria (Children – ballet em pontas), a Laura obteve ainda este ano a medalha de ouro como solista de dança contemporânea na sua categoria (Children - B).

Além destas medalhas, obteve mais nove medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, nas suas participações em dueto, quarteto e grupos de vários estilos, integrando os grupos que obtiveram as maiores pontuações do concurso em estilo clássico, contemporâneo e ballet fusão. 

A Laura prosseguirá os seus estudos artísticos no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria. Este Conservatório foi este ano certificado pelo Ministério da Educação. Já este Verão, frequentará o curso de Verão do referido Conservatório, até 04 de Agosto. Frequentará também, de 13 a 27 de Agosto, o Summer Akademie do Ballet de Dortmund, Alemanha, onde foi admitida com bolsa integral (talent scholarship).

A sua formação artística e técnica é fruto dos ensinamentos e orientação prestada pela Professora Annarella Roura Sanchez e por várias personalidades do Mundo do Ballet Internacional, professores e bailarinos, que esta Professora convida para ministrar aulas no seu reconhecido Conservatório.

Na referida final mundial, sempre que ganhou ouro, fez com que se escutasse e entoasse, na Alemanha, o Hino de Portugal!

As suas medalhas e as dos restantes seleccionados nacionais, fizeram com que Portugal, enquanto país, ficasse classificado em 2o lugar mundial, atrás da Inglaterra e à frente de um potentado como a Alemanha, que ficou em 3o.

É pois, pelo descrito antes, e como prova da grande satisfação dos nazarenos, que a AMN reunida em plenário a 07 de Julho de 2017, delibera:

Conceder a Laura Matos Viola um Voto Público de Louvor, pelas suas já imensas vitórias e pelo seu reconhecido talento, frutos de um trabalho árduo, muito exigente, mas consequente, que esta assembleia reconhece desta forma, com muita satisfação.

Se aprovado, deve ser dado conhecimento deste voto à agora louvada, aos seus pais, também eles naturais e residentes no concelho, e ao Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria, onde a Laura Matos Viola estuda.

Nazaré, 07 de Julho de 2017
O Grupo Municipal da CDU na Assembleia Municipal da Nazaré